Equipa do Projeto
Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro
FCTUC
Investigador principal
Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro ocupa atualmente o cargo de Professora Auxiliar em dedicação exclusiva no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências e Tecnologia). Completou o seu doutoramento em 20 de fevereiro de 2009, data em que obteve o grau de Doutor em Engenharia Civil, especializada em Planeamento Urbano, Planeamento e Transporte. Antes da conclusão do doutoramento trabalhou como Assistente na mesma universidade durante 10 anos. Após a conclusão do doutoramento, definiu um conjunto de linhas de investigação, atualmente relacionadas com o desenvolvimento das teses de doutoramento e mestrado sob sua supervisão (6 PhD e várias teses de mestrado), que atualmente incluem Mobilidade Sustentável de Transporte e Modos Sustentáveis (Incluindo Mobilidade Elétrica, partilha de modos de transporte, mobilidade suave, peões e bicicletas); Análise Territorial e Econometria; Modelação de Sistemas de Transporte; Projeto Urbano e Acalmia de Tráfego; Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade Urbana. Essas linhas de investigação resultaram na publicação de artigos científicos com revisão por pares, livros, capítulos de livros e artigos em anais de conferências, supervisão de teses de doutoramento e mestrado e participação em várias conferências. Há também um forte envolvimento em projetos europeus no período anterior ao término do doutorado. Essa experiência levou ao desenvolvimento de candidaturas para projetos da FCT e para os projetos do Horizonte 20-20, como investigador líder ou como membro da equipe. É também responsável pelo ensino de três disciplinas no Mestrado Integrado de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e pelo ensino de três disciplinas nos programas de doutoramento de Sistemas de Transportes e Planeamento do Território Também ensina num novo programa de mestrado na área da Gestão da Mobilidade Sustentável, com colegas das universidades do Porto e de Lisboa, e desenvolve um curso online na Universidade de Coimbra no mesmo campo. É investigador principal num projeto do MIT-FCT chamado MOBI-AGE – Mobilidade para Populações Envenhecidas, e é investigadora noutros três projetos da FCT. Foi também Presidente da Conferência PLURIS2018, que ocorreu em Coimbra de 24 a 26 de outubro de 2018, e que contou com mais de 350 participantes. Também desenvolve trabalhos de consultoria nas suas áreas de investigação, com câmaras municipais e outras empresas.
Página pessoal: https://apps.uc.pt/mypage/faculty/dec_anabela
Ana Maria César Bastos Silva
FCTUC
Ana Maria César Bastos Silva é Licenciada em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em Setembro de 1990, com mestrado em Engenharia Civil (especialidade em Engenharia Urbana) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. em junho de 1997, e doutoramento em Engenharia Civil (especialidade em Urbanismo, Planeamento e Transporte) em julho de 2004, através da dissertação “Definindo uma Encruzilhada da Metodologia do Design”, aprovada com louvor e distinção, por unanimidade de votos.
É professora auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal, desde 2004 até aos dias de hoje.
Ganhou diferentes prémios de investigação, tanto nacional como internacionalmente. Participou em vários projectos europeus e nacionais, também com o papel de coordenador local e / ou geral. É revisora de vários jornais internacionais; conduziu supervisão científica de várias teses de doutoramento e programas de projetos de doutoramento. A atividade de investigação é mostrada por artigos científicos em revistas e atas de conferências nacionais e internacionais; participou na edição de livros e capítulos de livros nas suas próprias áreas de pesquisa. Especificamente, as suas áreas de investigação e especialização incluem o desenvolvimento de modelos de consistência de projeto geométrico e modelação de tráfego; calibração de modelos de simulação microscópicos para análise de interseções urbanas, análise de capacidade, segurança e emissões para rotundas e turbo-rotundas, estimar parâmetros comportamentais em interseções rodoviárias, caracterização do comportamento de condutores em cruzamentos indiretos, avaliação de desempenho de turbo-rotundas em corredores.
Página pessoal:
Inês Rovisco Pereira Faria da Cunha
FCTUC
A Inês Cunha é a bolseira do projeto. Mestre em Engenharia Civil na área de especialização de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, desde setembro de 2018. É o segundo projeto de investigação que integra, tendo sido o primeiro o projeto FCT “URBY.SENSE”. Integra o projeto MOBI.Age desde dezembro de 2018.
Fernando Manuel Brandão Alves
FEUP
Professor Associado, com título de Agregação – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Membro Sénior do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente – FEUP; Investigador Parceiro, Instituto de Filosofia – Domínio ‘Espaço Público’, Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Membro do Conselho Científico do Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado – FEUP; Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Urbanismo e Design – FEUP e FAUP; Membro do Conselho de Departamento de Engenharia Civil – FEUP; Ex-Membro da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia Civil – FEUP; Diretor do Laboratório de Planeamento – FEUP. Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudos Europeus (SciVerse Scopus) – Centro Canadense de Ciência e Educação (CCSE). Actividade de investigação com enfoque: Desenho Urbano Inclusivo / Desenho Urbano Bio-climático / Cidades de Baixo Carbono / Qualidade do Espaço Público – Espaço Público Inclusivo / Acessibilidade para Todos / Cidades Amigas do Idoso. Autor de livros, capítulos de livros, artigos e relatórios publicados em nível nacional e internacional. Organizador / presidente, co-presidente / presidente executivo de eventos científicos nacionais e internacionais. Habilidade profissional / prática: Membro de pleno direito da Sociedade Portuguesa de Planeadores (AUP). Membro do Bureau e Ex-Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Planeadores Municipais e Regionais (ISOCARP). Consultor / especialista em arquitetura e planejamento urbano.
Página pessoal:
https://sigarra.up.pt/feup/pt/func_geral.formview?p_codigo=246615
Sara Maria dos Santos Rodrigues da Cruz
FEUP
Professora Auxiliar na Universidade do Porto, Secção de Planeamento do Território e Ambiente, e investigadora do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente. Concluiu o doutorado em Planeamento Urbano em 2004, e desde então seu trabalho divide-se entre a docência e a investigação. Os seus principais interesses de investigação centram-se no planeamento urbano e ambiental, nomeadamente desenvolvimento urbano, produção e gestão de espaços urbanos; em particular, os usos e apropriações em espaços públicos, as mudanças e os processos que moldam a cidade, enquadradas pelo contexto físico e socio-económico. Integrou em vários projetos de investigação europeus e nacionais relacionados com temas como: ‘publicness’ de espaços públicos, espaços urbanos generativos, planeamento e envelhecimento ativo, políticas sustentáveis de uso do solo para cidades resilientes, metabolismo urbano sustentável, impacto dos condomínios fechados na forma urbana, e a avaliação do impacte ambiental. É
autora e coautora de várias publicações científicas e organizou conferências nacionais e internacionais. É membro e responsável pelos assuntos de investigação do grupo temático AESOP sobre Espaços Públicos e Culturas Urbanas, e membro da Comissão de Acompanhamento do Programa do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano da Universidade do Porto.
Página pessoal:
https://sigarra.up.pt/feup/en/FUNC_GERAL.FORMVIEW?p_codigo=232266
João Pedro Martins
FEUP
O João Pedro Martins é o bolseiro do projeto. Geógrafo e Mestre em Planeamento e Projeto Urbano desde julho de 2018. Integra o projeto MOBI-AGE desde março de 2019.