Links
Investigação e links
Agelab
O projeto MOBI-AGE está particularmente interessado num dos temas, desenvolvido no MIT Agelab, que é ‘Transportation & Livable Communities’.
O transporte é fundamental para a vida quotidiana. Mais do que simplesmente passar do ponto A para o ponto B, o transporte é a chave para a independência e liberdade para as pessoas mais velhas. Patrocinada pelo Departamento de Transporte dos EUA, o setor de seguros, a Fundação da Família Santos, a indústria automobilística, fabricantes de produtos farmacêuticos e governos selecionados em todo o mundo, a pesquisa do AgeLab aborda segurança no transporte, impacto na saúde, bem-estar e uso de medicamentos no desempenho do operador , opções de transporte pessoal, demanda futura de viagens, a promessa e as compensações de novas tecnologias no setor de automóveis, serviços e design de veículos e alternativas de mobilidade no contexto de comunidades habitáveis de diferentes idades nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Outros Projetos
Porto4Ageing
O consórcio Porto4Ageing reúne mais de 90 organizações, a grande maioria delas estabelecida dentro da Área Metropolitana do Porto, na Região Norte de Portugal. A parceria é construída sobre a abordagem de quadrupla hélice – que envolve diferentes partes interessadas (Decisores/Prestadores de Cuidados; Empresas/Indústria; Academia/Investigação e Sociedade Civil/Utilizadores) que estão em boa posição para conduzir mudanças estruturais muito além do âmbito que toda uma organização pode querer alcançar por conta própria para inovar e testar em contextos do mundo real.
Ao envolver um grande número de instituições, o Porto4Ageing está empenhado em promover a convergência local e melhorar o ecossistema de inovação em saúde, reduzindo e superando os estrangulamentos existentes. Isso será feito promovendo o trabalho conjunto de alto impacto, facilitando o intercâmbio de conhecimento e a expansão dos resultados.
Outros Projetos
SENIORS
Os países europeus enfrentam grandes desafios porque a estrutura demográfica na UE está a mudar rapidamente, devido à redução das taxas de natalidade e ao aumento da expectativa de vida. Em 2012, 17% dos europeus tinham 65 anos ou mais e, em 2020, aumentará para 28%. Enquanto isso, as necessidades de mobilidade dos idosos também estão a mudar. Manter uma carta de condução é uma questão importante de independência hoje, tanto para homens como para mulheres. Além disso, desenvolvimentos tecnológicos como a introdução de e-bikes permitem o acesso a outros meios de transporte.
Essas mudanças demográficas e comportamentais preocupam cada vez mais a mobilidade e a segurança nas estradas. Enquanto os dados de acidentes mostram um número decrescente de mortes e ferimentos graves nas estradas da UE, dados recentes do ERSO mostram uma proporção crescente de idosos nas estatísticas de fatalidade. Essa tendência é uma séria ameaça às conquistas das últimas décadas e representa um desafio que deve ser enfrentado para atender às metas estabelecidas para uma maior redução das mortes nas estradas. Além disso, existe uma taxa crescente de obesidade nas populações da UE, que introduz alterações nos padrões e riscos de lesões. O projeto SENIORS concentra-se na proteção de utilizadores de estrada idosos e obesos, pela transferência dos padrões de segurança das gerações mais jovens.
Outros Projetos
SHARE
A Pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa (SHARE) é um banco de dados multidisciplinar e transnacional de dados micro sobre saúde, nível socioeconómico e redes sociais e familiares de mais de 120.000 pessoas com 50 anos ou mais (mais de 297.000 entrevistas). SHARE abrange 27 países europeus e Israel.
O SHARE responde a uma Comunicação da Comissão Europeia que apela a “examinar a possibilidade de estabelecer, em cooperação com os Estados-Membros, um inquérito europeu sobre a longevidade” (documento do Conselho 6997/01). O SHARE tornou-se num importante pilar do Espaço Europeu da Investigação, seleccionado como um dos projectos a implementar no Fórum Europeu de Estratégias para Infraestruturas de Investigação em 2006 e que recebeu um novo estatuto jurídico como o primeiro Consórcio Europeu para Infraestruturas de Investigação (SHARE-ERIC). em março de 2011.