Sobre nós
Promoção da Mobilidade Sustentável da População Idosa
Projeto
Este projeto exploratório visa contribuir para a promoção da mobilidade sustentável da população idosa
Esta população, com algumas restrições em termos de mobilidade pessoal, nem sempre tem acesso fácil aos espaços urbanos e aos componentes do sistema de transportes. Se até agora o quantitativo desta população poderia ser considerado equilibrado com o da população mais jovem, está agora a crescer por toda a Europa, com o número de pessoas com mais de 65 anos a exceder o número de pessoas com menos de 18 anos em muitos países. A pirâmide demográfica na Europa mostra a distribuição dos 503 milhões de homens e mulheres na União Europeia (com base nos países da UE27 em 2012) como uma “pirâmide constritiva”, típica de sociedades com baixas taxas de fertilidade e mortalidade e com populações relativamente mais idosas.
Os centros urbanos concentram boa parte da população envelhecida nas cidades, que também habitam os edifícios mais antigos. Por definição e na maioria dessas cidades, essas áreas também são áreas onde monumentos históricos e outros fatores de atração turística estão localizados. O turismo sénior também é uma consequência do envelhecimento geral da população e tem vindo a aumentar. Esse panorama faz com que os centros urbanos, especialmente os históricos, sejam locais onde se concentra um número maior de idosos, residentes e visitantes, em comparação a outras zonas da cidade. Foi observado que nem o espaço público urbano nem o sistema de transporte são adequados, com condições ótimas, às necessidades de mobilidade desses grupos. Desta forma, este projeto exploratório concentra-se:
- Primeiro, na revisão bibliográfica sobre a adequação do espaço urbano ao nível da concepção e infra-estruturas urbanas, no que diz respeito aos percursos e aos acessos pedestres e de bicicletas, tanto aos edifícios como aos pontos de acesso do sistema de transportes;
- Por outro lado, a literatura sobre mobilidade e acessibilidade dos idosos no sistema de transporte também será revista.
Usando algumas informações desta revisão, dois estudos de caso (áreas selecionadas de zonas de reabilitação urbana – centros históricos) serão estudados:
- Um em Coimbra;
- Um no Porto.
Estes dois estudos de caso serão estudados em relação a:
- Características da população idosa residente;
- Áreas de residência;
- Características do espaço público incluindo atrações turísticas.
Esses estudos têm o objetivo de identificar necessidades e falhas. Esses processos vão além do trabalho documental e também terão o objetivo de criar inovação social, realizando sessões participativas e dinâmicas de colaboração com essa população, avaliando mais precisamente quais são suas necessidades e aspirações. Uma metodologia para o diagnóstico e classificação de espaços históricos centrais, particularmente aqueles que são alvo de operações de reabilitação urbana, será desenvolvida a partir da revisão bibliográfica e do trabalho de avaliação dos estudos de caso, quanto à sua adequação em termos de mobilidade dentro das zonas consideradas, e entre essas zonas e outras zonas da cidade, para a população envelhecida, seja residente ou visitante. Esta metodologia deve informar o futuro desenvolvimento de plataformas de informação interativas, voltadas para utilizadores finais do espaço, não apenas para os visitantes, mas também para os residentes, o que lhes permitirá encontrar soluções para suas necessidades de deslocação com maior facilidade.
Promoção da Mobilidade Sustentável da População Idosa
Plano
Além das tarefas comuns de gestão de projetos (tarefa 1) e disseminação (tarefa 2), o projeto será centrado em três tarefas principais:
1) Estado da arte com literatura sobre “espaço urbano e idosos” e literatura sobre “mobilidade e idosos” (tarefa 3);
2) Uma abordagem completa orientada para os idosos, com o estudo das populações, do espaço urbano e dos sistemas de transporte a serem abordados nos estudos de caso (zonas históricas centrais de Coimbra e Porto), incluindo também workshops com a população (tarefa 4) ;
3) Por fim, considera um método de classificação de áreas urbanas, a chamada metodologia de avaliação MOBIAGE, com definição de critérios para classificação de áreas adaptadas a idosos. O método desenvolvido terá como principal resultado a produção de um manual com orientações para diagnóstico e classificação deste tipo de áreas em outra parte (tarefa 5).
Promoção da Mobilidade Sustentável da População Idosa
FCTUC
A Faculdade de Ciências e Tecnologia é a maior faculdade da Universidade de Coimbra
A Faculdade de Ciências e Tecnologia é a maior faculdade da Universidade de Coimbra, uma referência indiscutível no ensino superior e investigação em Portugal, devido à qualidade dos cursos ministrados e aos feitos alcançados através da investigação pura e aplicada em várias áreas do conhecimento.
Na FCTUC, criam novos conhecimentos e querem partilhar partilhá-los consigo. A Faculdade baseia-se no seu envolvimento em investigação de ponta para garantir que obtenha a melhor educação em todos os níveis. Onze departamentos oferecem programas que levam aos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento. (mais informações: http://www.uc.pt/fctuc)
Promoção da Mobilidade Sustentável da População Idosa
FEUP
A Faculdade de Engenharia (FEUP) é a maior faculdade da Universidade do Porto
Uma instituição de referência internacional. A Faculdade de Engenharia (FEUP) é a maior faculdade da UPORTO, com mais de 8000 alunos, 63 cursos e cerca de 600 professores e investigadores em 9 departamentos de engenharia: Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Física, Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Engenharia de Minas. As áreas de atividade da Investigação e Inovação são Tecnologias Ambientais, Tecnologias do Mar, Tecnologias Alimentares, Biotecnologia, Tecnologias de Saúde, Tecnologias de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Automação e Controle, Informação e Tecnologias de Telecomunicações, Tecnologias de Sistemas, Sistemas de Energia e Energia, Qualidade e Segurança Alimentar, Prevenção e Redução, Gestão Industrial. A FEUP está localizada no Porto Innovation District, onde a forte presença de tecnologias de engenharia, ciências da saúde e empreendedorismo dá um impulso considerável ao processo de inovação. Um exemplo é o Parque de Ciência e Tecnologia de Universidade do Porto (UPTEC), uma estrutura fundamental de apoio à transferência de conhecimento entre a universidade e o mercado. (Mais info www.fe.up.pt)
Promoção da Mobilidade Sustentável da População Idosa
CITTA
O CITTA é um centro de investigação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)
O CITTA é um Centro de investigação europeu, criativo, dinâmico e produtivo, que desenvolve investigação aplicada inter- e multidisciplinar em campos complementares como Ordenamento do Território, Política Ambiental, Planeamento de Transportes e Engenharia.
Esta investigação é feita com particular foco no papel das cidades, sistemas urbanos e suas infra-estruturas de transportes e serviços sob a perspectiva distinta do paradigma pós-carbono, capaz de alimentar e influenciar o programa internacional de investigação sem comprometer o potencial de criação de conhecimento associado à natureza específica das questões de planeamento e de transporte locais, regionais e nacionais.