No dia 27 de setembro de 2019, a equipa do projeto MOBI-AGE entrevistou alguns turistas no Centro Histórico da cidade de Coimbra.
Tivemos a oportunidade de falar com oito idosos da Bélgica, Estados Unidos e Canadá. Eles mostraram estar muito satisfeitos com o espaço urbano do Centro Histórico de Coimbra no geral. As principais qualidades que destacaram foi a densidade de pontos de interesse, a sensação de segurança, a existência de locais para descansar e a limpeza do espaço público. Alguns constrangimentos relatados relacionaram-se com paredes riscadas, falta de corrimãos, falta de sinalização, grandes inclinações e pavimento com pouca manutenção. A maioria não utilizou os transportes públicos. Apenas um casal utilizou a linha do Botânico e mostraram-se satisfeitos com o serviço.
Foi muito interessante falar com este grupo de turistas. Eles mostraram ter conscicência de que, por um lado, existem certos obstáculos à mobilidade neste Centro Histórico relacionados com o tipo de pavimento, inclinações e falta de corrimãos. Por outro lado, sabem que muitos desses obstáculos fazem parte da essência e da beleza do Centro Histórico e muito dificilmente serão alterados.
Tentaremos voltar mais uma vez ao local para entrevistar mais pessoas.