No dia 21 de outubro de 2019, a equipa do projeto MOBI-AGE entrevistou quatro turistas e um idoso residente no Centro Histórico da cidade de Coimbra.
Tivemos a oportunidade de falar com quatro turistas seniores da Austrália. Este grupo estava sentado numa esplanada em pleno centro histórico. Disseram-nos que estavam a gostar muito da cidade e que optaram por estacionar o carro e estavam a passear sempre a pé para poderem apreciar a paisagem e para fazer exercício físico. Eles consideram o espaço público seguro e com uma grande densidade de pontos de interesse, contudo, referiram que não lhes agradavam os graffities nas paredes e as beatas de cigarro no chão. No final, deram uma classificação de 4/5 quanto à qualidade do espaço público.
Com o apoio do Centro Paroquial da Sé Velha, visitámos uma senhora com 83 anos residente na Alta de Coimbra. Esta idosa, apesar das limitações auditivas e motoras, desloca-se regularmente a pé para ir fazer as suas compras. Ela referiu-nos que, no seu percurso habitual, usufrui de zonas de conforto graníticas acompanhadas por corrimão e isso facilita-lhe bastante a sua mobilidade. Quando se desloca com compras pesadas, por vezes, ela recorre ao “Pantufinhas”, contudo, se passa por um elevado tempo de espera em alguma paragem, desiste e opta por ir a pé o resto do caminho.
Através do Centro Paroquial da Sé Velha, vamos entrevistar mais alguns idosos a quem eles dão apoio domiciliário.