Apresentação do projeto MOBI-AGE no Aging Center- Universidade de Columbia (21 de janeiro de 2020)

No dia 21 de janeiro, a equipa do MOBI-AGE deslocou-se até à Universidade de Columbia onde apresentou o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito do projeto.

O Aging Center é um centro de investigação e políticas dotado, universitário e interdisciplinar, localizado na Mailman School of Public Health, uma das principais escolas de saúde pública do mundo. O Centro reúne investigadores de renome mundial para possibilitar e catalisar o estudo do envelhecimento, saúde e implicações das sociedades em envelhecimento e desenvolver evidências para apoiar o envelhecimento bem-sucedido de indivíduos e sociedades. Um dos seus principais projetos chama-se “Bloomingdale Aging in Place – BAiP”. A missão do BAiP é ajudar os idosos a levar vidas vitais, conectadas, seguras e confortáveis à medida que as suas necessidades mudam. Através de uma rede intergeracional de voluntários vizinhos, o BAiP constrói a comunidade organizando atividades sociais, partilhando informação e estendendo uma mão amiga aos vizinhos, enquanto eles continuam a envelhecer em casa (https://www.w102-103blockassn.org/bloomingdale-aging-in-place.html).

Fomos muito bem recebidos no Aging Center, nomeadamente pela Dra. Caitlin M. Hawke e pela Dra. Linda P. Fried. A apresentação do projeto foi feita e terminou com uma discussão produtiva e interessante sobre a promoção do envelhecimento ativo e saudável, abordando duas perspetivas distintas que se relacionam com as áreas de investigação de ambas as equipas, nomeadamente o desenho urbano e planeamento de transportes (MOBI-AGE) e a saúde (Aging Center). Contudo, ambas as equipas com o mesmo objetivo, isto é, a promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Mais uma vez, foi levantada a questão da vontade e capacidade da população idosa em adotar as tecnologias para aceder às suas necessidades. Neste tópico, foi referido pela equipa MOBI-AGE que existem alternativas para aqueles que não estão disponíveis para utilizar estas tecnologias sendo que, ao mesmo tempo, as tecnologias têm sempre a sua utilidade no que diz respeito a recolher e armazenar informação.

Outra questão referida foi o facto de estarmos todos (MOBI-AGE e Aging Center) a trabalhar para contribuir para uma cidade que, sendo projetada para as necessidades dos idosos, é uma cidade adequada a toda a população.

Questões como o género e as condições de habitação foram, também, mencionadas.

Este foi um primeiro contacto entre estas duas equipas contudo, perspetiva-se que será um início de uma colaboração ativa entre ambas.

Aging Center website: https://aging.columbia.edu/