Projeto MOBI-AGE Promove Sessão Pública no Porto Sobre A Mobilidade Ativa E Sustentável Da População Idosa Nas Cidades Do Futuro

Após ter apresentado os resultados do projeto na cidade de Coimbra, no dia 10 de dezembro de 2019 no Centro de Dia Ateneu, a equipa do projeto realizará agora uma sessão semelhante na cidade do Porto.

No próximo dia 18 de fevereiro, a equipa apresentará os resultados do projeto ‘MOBI-AGE – Promoção da Mobilidade para Populações Envelhecidas’ numa sessão aberta a toda a população na Casa do Infante, no Porto (R. da Alfândega 9, 4050-270 Porto), entre as 9h00 e as 13h00.

O programa consistirá na apresentação dos resultados das entrevistas à população idosa do Centro Social Paroquial de Nª Sr.ª da Vitória, assim como a alguns turistas seniores, e serão apresentados outros resultados do diagnóstico efetuado pela equipa relativamente à qualidade do espaço urbano no Centro Histórico do Porto.

Estarão também presentes membros da equipa coordenadora pertencentes à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, para apresentarem o mesmo tipo de resultados para o Centro Histórico da Alta de Coimbra.

O programa da sessão é o seguinte:

Workshop / Mesa Redonda Mobi_Age_Porto
09h00 – Chegada dos participantes
09h20 – Saudações / Apresentação sumária do evento – Fernando Brandão Alves (FEUP)
09h30 – 10h00 – A Perspetiva da Câmara Municipal do Porto – Senhor Vereador do Urbanismo – CMP – Arquiteto Pedro Baganha
10h00 – 10h30 – Apresentação do estudo de caso do Porto e de Coimbra – Sara Santos Cruz & Anabela Ribeiro_Coord. Projeto
10h30 – 10h45 – Questões / Debate
10h45 – 11h15 – Coffee break
11h15 – 12h30 – MESA REDONDA – Apresentação de 3 projetos na temática “cidade e envelhecimento”:
– Capacitar os seniores para os desafios do mundo digital – Porto4Ageing (UP) / Elísio Costa – Universidade do Porto.
– A mobilidade de idosos institucionalizados – Gonçalo Santinha – Universidade de Aveiro.
– Informação europeia relacionada com a temática / António Carvalho – Politécnico de Milão.
Moderadores – Anabela Ribeiro (FCTUC) / Ana Bastos (FCTUC) / Fernando Brandão Alves (FEUP) / Sara Santos Cruz (FEUP).
12h30 – 13h00 – Debate
13h00 – Encerramento