Sessão Pública Projeto MOBI-Age- Porto (18 de fevereiro de 2020)

No dia 18 de fevereiro, a equipa do projeto MOBI-AGE organizou uma sessão pública na Casa do Infante na cidade do Porto onde reuniu diferentes entidades interessadas na temática “cidades e envelhecimento”. Contou com a presença do Senhor Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto (CMP), Arquiteto Pedro Baganha, que apresentou alguns dos projetos em que a CMP está a trabalhar com vista a melhorar a qualidade do espaço público da cidade. Um dos projetos referidos chama-se “Rua Direita” e surgiu após elementos da CMP constatarem que recebiam inúmeras queixas sobre a qualidade do espaço público expecificamente na zona mais antiga da cidade, nomeadamente por parte de residentes nessa zona, maioritariamente idosos.

Houve um interesse constante por parte da plateia, composta na sua maioria por jovens investigadores interessados no tema do envelhecimento. Após a apresentação do projeto MOBI-AGE, elogiaram o trabalho e levantaram questões, das quais algumas relacionadas com experiências pessoais a haver com o envelhecimento de elementos das suas famílias e nos quais se identificaram.

Apresentaram, ainda, três oradores convidados pelos elementos do projeto. Todas as apresentações muito interessantes e com abordagens diferentes à temática “cidade e envelhecimento”. Começou pela apresentação de um membro do consórcio “Porto4Ageing”, Elísio Costa, que falou sobre metodologias em que anda a trabalhar para capacitar os seniores para os desafios do mundo digital. De seguida, o Professor Gonçalo Santinha, professor na Universidade de Aveiro, falou sobre a mobilidade de idosos institucionalizados. Neste projeto, tal como no MOBI-AGE, entrevistaram pessoas idosas, neste caso inseridas em instituições sociais, e procuraram perceber qual a melhor forma de localizar estas instituições, tendo em consideração, por exemplo, os fatores que os idosos mais valorizam. Por fim, o Professor António Carvalho, professor no Politécnico de Milão, mostrou alguns dos trabalhos que tem realizado juntamente com alunos, nomeadamente designs de produtos adaptados às necessidades dos idosos. Um exemplo apresentado foi uma cadeira de rodas motorizada, em que não é necessário utilizar os braços, facilitando a mobilidade.

O balanço que a equipa do MOBI-AGE faz desta sessão é muito positivo, com inúmeras contribuições para o projeto, neste objetivo que é contribuir e consciencializar as entidades responsáveis da necessidade de adaptação da sociedade para este fenómeno do envelhecimento.

Arquiteto Pedro Baganha (Câmara Municipal do Porto)
MOBI-AGE
Elísio Costa (Porto4Ageing)
Professor António Carvalho (Politécnico de Milão)