No dia 1 de outubro de 2019, a equipa do projeto “MOBI-Age” participou numa Mesa Redonda organizada pelo projeto “GRAMP CITY”, cujo tema foi “Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana” e foi realizada com o objetivo de comemorar o “Dia Internacional do Idoso”.
Houve uma discussão muito interessante entre as partes intervenientes de diversas áreas, nomeadamente, especialistas nas áreas de Geografia, Medicina e Sociologia. Além disso, participou também uma representante da Cáritas Diocesana de Coimbra e um médico e vereador da Câmara Municipal de Coimbra. No entanto, todos com o interesse de melhorar a vida das pessoas e dos idosos em particular.
Foi mencionada a descentralização, falta de acesso a serviços mínimos básicos, incluindo serviços de saúde, populações rurais enfrentam, a falta de planeamento urbano integrado, as perspectivas de mobilidade dos idosos, as discrepâncias na qualidade de vida dos diferentes idosos e no valor que a sociedade em geral deveria dar a essa faixa etária. Esses assuntos e muitos outros.
Foi uma excelente oportunidade para ouvir diferentes perspetivas sobre o que é o envelhecimento ativo e o que falta fazer.
Mais informações sobre o projeto “GRAMP CITY”: http://www.grampcity.org/